IBJ IGREJA BÍBLICA JABOC
QUEM FOI QUE DISSE?



Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel. Isaías 7:14

Bíblia NVi- nova versão internacional

No texto bíblico, não relata nada sobre a data exata do nascimento de Cristo. Porquê? O versículo citado é uma profecia do profeta Isaías que viveu a 740 A.c. e não relata data nenhuma. Mas podemos observar que somente no século IV foi estabelecido a comemoração do dia 25 de Dezembro (Natal), pelo Papa Julius. Não há nenhum documento histórico que comprove essa data como nascimento de Cristo, uma das explicações para a escolha do dia 25 eram as festas pagãs que eram realizadas nesse dia.

A data em questão os romanos comemoravam solstício. Essa celebração era uma homenagem ao Deus Sol ( natalis invicti solis).

Posterior a isso, o Deus Sol foi substituído por Mitra, esse Deus é da mitologia grega. Além desses rituais, a celebração do Yule ou Jól realizada pelos nórdicos da Era Viking, celebrando também o dia do Sol, pode ter influenciado a data do Natal.

O indício da escolha do dia 25, pode ser uma forma de consegui adeptos para o cristianismo, utilizando algumas referências pagãs é muito forte.  Pagão: não está relacionado com o ponto de vista judeu, cristão, islamita, mas segue e adota rituais politeísta. 

De acordo a Bíblia, o pagão é aquele que não adora o Deus verdadeiro, mas sim "falsos deuses" que pregam para as pessoas um caminho  tortuoso. Ainda segundo os preceitos cristãos, os pagãos são considerados hereges, pois questionam e não acreditam nas Sagradas Escrituras e nos demais dogmas pregados pelas doutrinas cristãs.

Os cultos e louvores pagãos, como o Halloween e o Dia dos Mortos, são considerados heréticos. Vale destacar que para os cristãos, os judeus e os muçulmanos, após a passagem de Cristo pela Terra, não são tratados como pagãos, mas sim como infiéis. 

Etimologicamente, a palavra "pagão" se originou a partir do latim paganus, que significa "aldeão", ou seja, uma pessoa que vive numa aldeia rústica. 

O Natal deve ser muito mais do que dar e receber presentes. Fazendo esse consumismo de coisas materiais crescer nas estatísticas. Deve ser um tempo em que estamos gratos por ter um  Salvador que veio ao mundo não por ser dia 25 (natal), tendo data ou não exato do seu nascimento devemos comemorar o Salvador. E o Salvador, ele é Jesus que por você morreu na Cruz. Jesus nasceu de uma forma simples, teve uma manjedoura como berço, mostrando a importância da humildade.

No dia do  Natal devemos dar valor àquele que viveu, morreu e ressuscitou com o propósito de salvar os que acreditam do pecado e da morte eterna: Jesus Cristo. E não em data e festa pagãs como foi demonstrado aqui.

Fique na paz.

P'r Jocelio Ferreira